Plenário na Universidade do Algarve

by

Associações sindicais promovem plenário de trabalhadores e docentes da UAlg

As associações sindicais do sector da educação vão promover amanhã, 24, dia de greve geral, a partir das 10:00 horas, uma concentração-plenário de trabalhadores não docentes, docentes e investigadores da Universidade do Algarve, a realizar na porta nascente do campus de Gambelas.

“O ataque ao poder aquisitivo das famílias e o aumento galopante do desemprego, conjugados com os cortes na ação social escolar, constituem o maior ataque dos últimos 30 anos à garantia da universalidade do acesso ao ensino superior”, referem os sindicatos, na convocatória de greve.

Os sindicatos afirmam-se solidários com todos os trabalhadores por conta de outrem que vêm sendo “vítimas de uma estratégia concertada de desvalorização do trabalho por via da diminuição dos seus custos”.

As associações sindicais do sector – Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores, Sindicato dos Professores da Zona Sul, Federação Nacional de Professores e Sindicato Nacional do Ensino Superior/Associação Sindical de Investigadores e Docentes – falam de “ataques ao sistema de ensino superior e de investigação públicos”.

“Somos chamados a participar ativamente nesta greve, pois a nossa participação é um sinal claro de que não cruzamos os braços nem nos conformamos”, sublinham.

A perda acumulada de mais de 20% nas remunerações e o congelamento das carreiras, promoções e progressões; o subfinanciamento crónico do ensino superior e os ataques sucessivos à sua autonomia; e a depreciação sistemática dos funcionários públicos e o caminho de degradação e privatização dos serviços públicos, são alguns dos temas na «mira» dos sindicalistas.

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=122359

Anúncios

%d bloggers like this: