22 Anos!

by

Hoje e amanhã (13 e 14 de Novembro) celebra-se o aniversário do SNESup.

É sempre uma boa altura para fazer balanços e explorar a reflexividade, mesmo que ao de levezinho…

Valeu a pena? As razões que levaram à criação de um sindicato do ensino superior, para os seus docentes e investigadores, continuam válidas?

Não vale a pena citar o poeta e dizer que tudo vale a pena, até porque estamos mesmo a passar o Bojador desta crise que se instalou e que nos mata pouco a pouco mais um pouco.

Vale a pena perceber que as lutas se metamorfoseiam e deslocalizam mas não cessam. A qualidade do nosso trabalho, por vezes até a dignidade em que (ou com que) o exercemos justifica o esforço enquanto acreditarmos que o nosso trabalho é importante.

Pertencemos ao sector mais nevrálgico para a mudança. É essa uma das nossas especificidades. E é, assim, um sector em que não se pode desinvestir.

E recordo as palavras catadas da memória de um conselheiro nacional que contava como uma e outra vez, antes do SNESup nascer, fomos “trocados por um prato de lentilhas” no meio das reivindicações de outros sectores, no meio de lutas mais latas. Desde que o SNESup nasceu temos a obrigação, e bem assim a capacidade organizativa, de não voltarmos a ser surpreendidos “com as calças na mão”, como dizia o colega.

No contexto crítico actual, o sindicalismo do ensino superior português, e o SNESup em concreto, não se justificam apenas: urgem!

Anúncios

Etiquetas:

2 Respostas to “22 Anos!”

  1. ivogoncalves Says:

    22 Anos !

  2. moutinho Says:

    claro, desde 1989… “é só fazer as contas”!

Os comentários estão fechados.


%d bloggers like this: