Agonia na Investigação

by

Foi noticiado no Expresso, a 1 de Outubro, e volta a ter chamada de atenção através do esquerda.net e do artigo de opinião de Daniel Oliveira (Expresso, 6 de Outubro), que a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa comunicou, já a 22 de Setembro, que suspendeu bolsas e contratos de trabalho associados a projectos de investigação em curso. Em causa estarão cerca de 2 milhões de euros em atraso por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O sistema começa a colapsar e, rapidamente, se percebe que a retórica do apoio à investigação e à qualificação é só o discurso de circunstância de quem não pode dizer o contrário. Na primeira oportunidade os fundos atrasam-se, os apoios resvalam, a investigação sofre, como sofrerá o ensino superior incluído nos monstruosos cortes anunciados.

Não há caminho para fora da crise e do atraso que não passe pela alteração do paradigma de desenvolvimento e pela qualificação. A investigação, como o ensino superior, é instrumental para esse objectivo. Cortar aqui é cortar as raízes ao futuro.

Anúncios

Etiquetas: , , , , , , ,

4 Respostas to “Agonia na Investigação”

  1. ivogoncalves Says:

    Por alguma coisa Mariano Gago quis fazer um despacho que permitia que os contratos de trabalho fossem dados por findos por falta de financiamento. Mas o SNESup não deixou passar.

    A UL, a FCUL, o SNESup e os próprios acham bem que se suspenda a remuneração a estes trabalhadores por não haver contrapartida ? Há trabalhadores de primeira e trabalhadores de segunda ? Trata-se de uma actividade não essencial ? Já alguém pensou em colocar uma acção a penhorar a receita das propinas e o mobiliário da Reitoria ?

  2. Pela Blogosfera – Fórum SNESup « A Educação do meu Umbigo Says:

    […] Agonia na Investigação Share this:Gostar disto:GostoBe the first to like this post.   […]

  3. Da “agonia na investigação” – hipotecar futuro[s] e desenvolvimento [s] « Conversamos?!… Says:

    […] Agonia na Investigação   é um texto de Luis Moutinho, aqui. […]

  4. Segredo de Estado « Fórum SNESup Says:

    […] https://forumsnesup.wordpress.com/2011/10/07/agonia-na-investigacao/ […]

Os comentários estão fechados.


%d bloggers like this: