Os delegados sindicais do SNESup solidarizam-se com a luta dos estudantes da Universidade de Lisboa

by

Os delegados sindicais do SNESup na Universidade de Lisboa participaram nas acções do dia do estudante que decorreram na Cidade Universitária em solidariedade com a luta dos estudantes pelo direito às bolsas de acção social. Durante o evento os delegados sindicais distribuíram aos estudantes a seguinte mensagem:

Neste Dia do Estudante trava-se mais uma luta pelo ensino superior público em torno daquela que será sempre a marca mais distintiva da sua democracia e abertura à sociedade: a hipótese de todos o poderem frequentar independentemente da sua situação económica.

A possibilidade de frequentar o ensino superior deveria depender apenas do mérito e do esforço de cada um. Estas são noções muito propagandeadas pelos nossos governantes mas que a todo o momento são desmentidas pela prática. Em particular quando se atacam bens tão preciosos como as prestações sociais e a acção social escolar.

Menos bolsas significa excluir do ensino superior aqueles que têm menos recursos. Para aqueles que apesar de tudo conseguem chegar à universidade significa menos horas de estudo e de lazer e mais horas de call-center ou caixa de supermercado. Significa privar os estudantes com menos recursos de algumas das experiências mais enriquecedoras da vida universitária como o convívio e a discussão com os colegas ou o activismo associativo, político e cultural. Significa terminar o curso com a liberdade de escolha tolhida pelo pagamento de empréstimos bancários.

Lamentamos esta inversão das prioridades do governo que dificulta tanto o acesso dos estudantes à universidade e ao mesmo tempo facilita tanto o acesso das empresas. A preservação do ensino superior público em Portugal vai depender da capacidade de mobilização dos estudantes, docentes e funcionários mas acima de tudo da solidariedade e unidade que souberem mostrar nas lutas de cada um. Por isso os delegados sindicais do SNESup (Sindicato Nacional do Ensino Superior) na Universidade de Lisboa saúdam neste dia os estudantes, que ao longo das décadas não cessaram de mostrar o seu empenho numa universidade pública de qualidade e aberta a todos.

Anúncios

2 Respostas to “Os delegados sindicais do SNESup solidarizam-se com a luta dos estudantes da Universidade de Lisboa”

  1. ivogoncalves Says:

    Ora aqui está uma boa tomada de posição. Porquê arquivá-la como “uncategorized” ?

  2. Adriano de jesus Brandão Says:

    Desde sempre, vi o problema do estudante como o do prof., pois não existe prof., sem estudantes. Precisamos de garantias para os estudantes, para termos garantias de emprego. Necessitámos de bons estudantes para termos bons professores.
    Há uma ideia popular muito errada: o país está na miséria pq os estudantes não fazem nada….Temos que inverter tais pensamentos, incrustando nas pessoas que a riqueza do povo dependem em parte do estudantes e dos professores. Não são os politicos que vão Investigar e ensinar ( este têm facilmente a acesso aos canudos pelo TELM….

Os comentários estão fechados.


%d bloggers like this: