ONZE MEMBROS DA DIRECÇÃO DO SNESUP REQUEREM PLENÁRIO

by

Os membros da Direcção signatários, independentemente das suas posições pessoais sobre os momentos que se vêm vivendo, consideram necessário colocar a toda a Direcção o seu entendimento comum de que

– as alterações à revisão dos Estatutos de Carreira a propor tanto à Assembleia da República como ao Governo que sairá de eleições, bem como as diligências a requerer junto do Tribunal Constitucional, devem abranger tanto os corpos dos Estatutos como as disposições transitórias, tanto o Universitário como o Politécnico, sustentando as posições assumidas durante o processo negocial, que prestigiaram o SNESup;

– deve ser reposto o regular funcionamento , plenamente deliberativo, da Direcção e da Comissão Permanente por esta eleita, favorecendo um trabalho construtivo, sem prejuízo da introdução de modificações na estrutura da Direcção e na titularidade dos respectivos cargos electivos quando se revelem aconselháveis;

Nesta perspectiva, requerem ao Presidente da Direcção a marcação de um Plenário Extraordinário, a realizar logo após as eleições legislativas, com a seguinte: Ordem de Trabalhos

1. Aprovação das propostas a apresentar aos órgãos de soberania sobre as alterações à revisão dos Estatutos de Carreira e sobre as formas de actuação a desencadear.

2. Funcionamento da Direcção:

a ) Revisão do Regulamento de Funcionamento da Direcção , designadamente no que se reporta à convocação, preparação e funcionamento das reuniões, e à definição da estrutura de cargos electivos do âmbito da Direcção.

b) Deliberação, nos casos em que tal seja considerado necessário, sobre a introdução de substituições na titularidade dos cargos electivos da estrutura da Direcção.

3. Aprovação da proposta de Relatório e Contas de 2008

Anúncios

16 Respostas to “ONZE MEMBROS DA DIRECÇÃO DO SNESUP REQUEREM PLENÁRIO”

  1. olhos bem abertos Says:

    E OS OUTROS NÃO SÃO PRECÁRIOS EXMO SNESUP?

    Correio da Manhã
    14 Agosto 2009 – 00h30
    Sindicato Nacional do Ensino Superior defende instituto
    Concursos do ISEL legais

    O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) está a ser investigado pelo Ministério do Ensino Superior. Em causa estão os concursos abertos pelo ISEL para a contratação de 80 professores adjuntos, numa altura em que o Ministério de Mariano Gago já aprovou novas regras.

    Gonçalo Xufre, presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESUP), considera que o instituto não está a cometer qualquer ilegalidade, limitando–se “a aproveitar o interregno entre uma lei e outra para resolver a situação destes funcionários”.

    “Em tese não concordo, porque os concursos devem ser transparentes. O ISEL está a tentar integrar no quadro 80 funcionários que já lá estão, mas em situação precária”, acrescentou Gonçalo Xufre.

    O novo estatuto de carreira docente, aprovado pelo Governo, aguarda promulgação pelo Presidente da República.”

  2. olhos bem abertos Says:

    Suspeitas nos concursos do ISEL
    Quinta, 13 Agosto 2009

    O MCTES realça que desde 29 de Julho até quarta-feira, “o Instituto Politécnico de Lisboa fez publicar no Diário da República 66 editais abrindo concurso para 77 lugares de professor-adjunto no Instituto Superior de Engenharia”.

    Os concursos publicados em DR apresentam variadas situações e pedem diversos perfis, alguns com exigência de qualificações muito específicas, mas em muitos casos não cumprem algumas das novas regras impostas pelo Estatuto da Carreira docente politécnica, já aprovado pelo Governo e que aguarda neste momento promulgação pelo Presidente da República.

    Fonte: Público.

  3. uma loura Says:

    Esta noticia parece tendenciosa: pelo exposto acima o ISEL parece ter agido perfeitamente dentro da legalidade: os concursos foram publicados no DR, enquanto o novo estatuto dos docentes do Politécnico nessa altura só tinha sido promulgado pelo Conselho de Ministros (1 de Julho).
    O novo estatuto somente foi promulgado na íntegra no dia 31 de Agosto de 2009.
    Assim sendo onde é que está a ilegalidade ?

  4. PenicheFriend Says:

    Pois, o Prof. Doutor Candidato a Deputado esquece-se que o Código do Procedimento Administrativo proibe este género de práticas. Tenho pena de não ser Engenheiro, senão entrava nalguns dos concursos e pedia a anulação.

    P.S. Já agora, é ético um presidente de um sindicato vir defender a sua própria instituição contra todos os outros docentes que são prejudicados?

  5. M Says:

    Não seria mais racional e económico dizerem simplesmente?: QUEREMOS A DEMISSÃO DO XUFRE. PONTO FINAL. PARÁGRAFO.

  6. olhos bem abertos Says:

    Para mais informações podem consultar a página do SNESP, na parte que diz respeito aos concursos e instituições envolvidas. Pelo que parece, não virão a ser assim tantos os equiparados abrangidos pelo tal regime de transição vergonhoso.

  7. M Says:

    Tentem não colocar na mesma frase as palavras “ética” e “xufre”, por favor. A Língua Portuguesa agradece.

  8. XUFRE FOGE A PLENÁRIO « Fórum SNESup Says:

    […] By ajmorais Onze membros da Direcção do SNESup requereram ao respectivo Presidente a convocação de um Plenário em que, designadamente, se deverá deliberar sobre a “Aprovação das propostas a apresentar […]

  9. Os professores auxiliares face ao ECDU revisto « Fórum SNESup Says:

    […] https://forumsnesup.wordpress.com/2009/09/12/onze-membros-da-direccao-do-snesup-requerem-plenario/ […]

  10. Caro Manuel Pereira dos Santos « Fórum SNESup Says:

    […] https://forumsnesup.wordpress.com/2009/09/12/onze-membros-da-direccao-do-snesup-requerem-plenario/ […]

  11. Há quem prefira gerir o SNESup no escuro « Fórum SNESup Says:

    […] https://forumsnesup.wordpress.com/2009/09/12/onze-membros-da-direccao-do-snesup-requerem-plenario/ […]

  12. Revista recorda posições do SNESup « Fórum SNESup Says:

    […] https://forumsnesup.wordpress.com/2009/09/12/onze-membros-da-direccao-do-snesup-requerem-plenario/   ) […]

  13. São já treze os subscritores do pedido de convocação do Plenário da Direcção do SNESup « Fórum SNESup Says:

    […] https://forumsnesup.wordpress.com/2009/09/12/onze-membros-da-direccao-do-snesup-requerem-plenario/   […]

Os comentários estão fechados.


%d bloggers like this: