Ministro anula calendário negocial – Nota da Direcção do SNESup

by

As reuniões negociais marcadas de comum acordo para 12, 13 e 20 de Maio foram postas em causa por iniciativa do Ministro Mariano Gago, que anunciou na reunião ontem realizada que já dispunha de um documento de actualização das posições do Ministério que iria servir de base a um articulado quase final, a apresentar aos Sindicatos.
 
Ficou deste modo esvaziada a reunião ontem realizada que, a invés do sucedido na reunião de 6 de Maio, que incidira sobre o Estatuto Universitário e o Regime de Transição do Politécnico , se debruçou sobre o Estatuto Politécnico e o Regime Transitório do Universitário.
 
Quanto às reuniões previstas para hoje, 13 de Maio, e para 20 de Maio, foram anuladas.
 
O documento divulgado ao final do dia pelo Ministério, respondendo a algumas preocupações expressas pelo SNESup e acolhendo algumas sugestões por nós apresentadas, omite muitas outras e adopta em alguns aspectos uma orientação contrária às propostas do nosso Sindicato designadamente em matéria de disposições transitórias.
 
Lamentamos que a concessão dos direitos de nomeação definitiva aos professores catedráticos e associados de nomeação provisória à data de 1 de Janeiro de 2009, agora reconhecida, não seja extendida aos professores auxiliares sem nomeação definitiva, os quais, como ainda ontem fizemos notar, têm “contrato administrativo de provimento” e não “nomeação provisória”.
 
Estamos a preparar  documentos  comparativos que serão divulgados pelos canais habituais, e iremos dar a palavra aos professores em reuniões de informação e debate, cujo calendário está em vias de ultimação e  das quais  destacamos
 
 
Universidades
 
Universidade do Porto – 5ª feira, 15 de Maio, 15 horas – FCUP
 
 
Politécnicos
 
– Instituto Politécnico da Guarda – 5 ª feira, 15 de Maio, 10 horas – Auditório Pequeno
 
– Instituto Politécnico de Beja – 2 ª feira, 18 de Maio, 16 horas
 
– Instituto Politécnico de Castelo Branco – 3 ª feira, 19 de Maio, 15 horas
 
– Instituto Politécnico do Porto – 4 ª feira, 20 de Maio , 14 horas  30 minutos
 
– Instituto Politécnico de Leiria – 4 ª feira, 20 de Maio, 15 horas 
 
 
Saudamos a concentração de 100 docentes da Universidade do Minho ontem realizada no Campus de Gualtar e a que demos a possível divulgação, e apelamos para a realização de outras iniciativas semelhantes nas restantes instituições do ensino superior.
 
 
13-5-2009

Anúncios

Etiquetas: , , , , , ,

Uma resposta to “Ministro anula calendário negocial – Nota da Direcção do SNESup”

  1. msoares Says:

    Considerando os resultados da sessão negocial, de ontem;
    Considerando a fraca participação por parte dos colegas na concentração de ontem junto ao Ministério, em parte explicada, como já foi neste fórum referido, pela não justificação de falta, e, nesse sentido, com impacto nulo em termos de cobertura pelos canais televisivos;
    Apelo, como já foi mencionado neste fórum, à formalização de um pré-aviso de greve, e aí sim encontrar formas de manifestação organizada de descontentamento em 2 a 3 pontos do país.

    É preciso encontrar formas de luta de maior visibilidade. Acções de esclarecimento são importantes, mas parece-me ser necessário encontrar formas de luta que produzam um maior efeito junto da comunidade, do Governo, do Assembleia da República, obviamente noticiadas com relevo por parte da comunicação social, com destaque para os vários canais televisivos.

    É preciso que todos se envolvam, sejam ou não sindicalizados! Está na hora de todos contribuírem individualmente, com a sua acção, nesta luta. Não se pode estar à espera que a acção do sindicato seja eficaz, independentemente de participar, ou não, já que se ela for eficaz TODOS OBTERÃO OS BENEFÍCIOS.

Os comentários estão fechados.


%d bloggers like this: